Antes de cair na folia, é preciso se preparar. Além da fantasia e reservar o dinheiro trocado no bolso, há certos cuidados que devem ser tomados para evitar que o bloquinho acabe antes do esperado.
Leve sua garrafinha de água para a folia.
Nunca se esqueça de se hidratar. Como o carnaval é no verão, o calor aumenta a perda de água pelo corpo.
De acordo com o Ministério da Saúde, a quantidade de água que devemos ingerir varia de acordo com fatores como peso da pessoa e temperatura no dia. No entanto, o ideal é beber ao menos dois litros de água diariamente, além de comer frutas e outros alimentos ricos em água.
Use protetor solar!
Nada de aproveitar a folia ao ar livre sem protetor solar. Ele protege contra câncer de pele, envelhecimento prematuro da pele e queimaduras de sol — que podem acabar com a sua festa. Já pensou em virar um pimentão e ficar todo(a) ardido(a) em pleno carnaval?
Para garantir que você não irá se queimar em locais inusitados, como nos pés, orelhas, pescoço, tire um tempinho do seu dia para cobrir todo o seu corpo com protetor solar. Além disso, reaplique-o ao longo do dia. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda utilizar um produto com Fator de Proteção Solar (FPS) 30 ou mais. Lembre-se que se cair na água (mar, cachoeira, chuveirão), é importante reaplicar.
Use camisinha!
A camisinha é o único método contraceptivo que também protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como HIV, HPV, clamídia e gonorreia. Você deve usá-la sempre que tiver relações sexuais, mesmo com o seu parceiro fixo. No carnaval não é diferente. Faça um pequeno estoque e não o mantenha trancado na gaveta: leve-o consigo quando for para a folia.
E não se esqueça: Se beber não dirija!