Conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de prevenção ao câncer de colo uterino, mais conhecido como Papanicolau, é o objetivo da campanha Março Lilás, mês alusivo ao combate a esse tipo de doença.
A campanha visa levar informação e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra o câncer de colo uterino, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.
A maior incidência do câncer de colo uterino se dá em mulheres entre 45 e 49 anos de idade. Estima-se que o rastreamento sistemático e o tratamento de lesões precursoras possam reduzir a mortalidade pela doença em até 80%.
A redução da mortalidade decorrente dessa doença depende da adoção de medidas de prevenção primária, de diagnóstico e tratamento de lesões precursoras bem como do diagnóstico e tratamento adequados das lesões invasivas.
Em caso de detectar alguma lesão precursora desse câncer, o tratamento é realizado por meio de procedimentos poucos invasivos, simples de serem feitos em unidades ambulatoriais de colposcopia.
Prevenir é o caminho!