O PAEEON confirma seu lugar entre os melhores softwares de saúde do Brasil conquistando novamente a certificação S-RES SBIS, agora na versão 4.3.02. Durante o processo de auditoria, que ocorreu nos dias 02 a 05 de março de 2021, o PAEEON apresentou conformidade em todos os requisitos mandatórios das categorias Assistencial e NGS2 do Processo de Certificação de S-RES SBIS, obtendo, assim, o respectivo certificado, o qual já se encontra publicado no site da SBIS. Com esta auditoria, é a terceira certificação (2015/2018/2021) que o PAEEON obtém da entidade, desde 2015, nunca perdendo o selo desde então.
O que é Certificação S-RES
De acordo com a norma ABNT ISO/TR 20514, Registro Eletrônico em Saúde (RES) pode ser definido como um repositório de informação a respeito da saúde de indivíduos, numa forma processável eletronicamente.
Já um Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES) pode ser definido como um sistema que capture, armazene, apresente, transmita ou imprima informação identificada em saúde. Entende-se por informação identificada aquela que permite individualizar um paciente, o que abrange não apenas o seu nome, mas também números de identificação (tais como RG e CPF etc.) ou outros dados que em conjunto, possibilitem a identificação do indivíduo.
O Processo de Certificação de S-RES SBIS visa, por meio de uma lista extensa de requisitos, avaliar e atestar aspectos de qualidade de Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES), incluindo funcionalidades, estrutura, conteúdo, segurança da informação, aderência a legislações, etc. Tal lista de requisitos foi criada com base em diversos padrões, normas e boas práticas de qualidade de S-RES, e foi amplamente discutida e consensuada por especialistas na área de informática em saúde. Adicionalmente, os requisitos constantes neste Processo de Certificação foram submetidos à consulta pública, onde a comunidade pôde colaborar para seu aperfeiçoamento.Fonte: http://sbis.org.br
A Certificação de S-RES SBIS é um processo voluntário que resulta em uma opinião técnica qualificada e imparcial para a melhoria da qualidade dos sistemas de informação em saúde, garantindo privacidade e confidencialidade da informação de saúde dos cidadãos e atendendo à legislação brasileira sobre documentos eletrônicos. Dessa forma, a Certificação de S-RES SBIS tem como objetivos principais:
· Melhorar a segurança de informação dos registros eletrônicos em saúde;
· Avaliar a aderência do software a regulamentos e normativas para o suporte legal para eliminação do papel;
· Promover a evolução tecnológica e melhorar a qualidade dos S-RES no Brasil, colaborando com o aumento da segurança do paciente e da qualidade da assistência à saúde.
Segundo Jair Tavares, diretor de negócios da Activit, a certificação S-RES SBIS é de extrema importância para o desenvolvimento do PAEEON, pois valida e garante todos os processos e boas práticas que utilizamos na fabricação do produto e na entrega do serviço. Além disso, traz segurança para os nossos clientes que obtêm, através de uma auditoria externa e independente, a garantia de que estão utilizando um produto que atende todos os requisitos legais vigentes no Brasil e também as melhores práticas em processos de saúde.
Ainda segundo Jair, em mundo cada vez mais conectado e com o avançado da Telemedicina, a segurança dos dados dos pacientes e das instituições de saúde é uma preocupação constante dos gestores, por isso esta certificação é resultado de investimentos contínuos da Activit em processos de qualidade e segurança para entregar o melhores produtos e serviços aos clientes.