28 setembro 2021

Como evitar as glosas médicas

As glosas normalmente geram um descompasso no fluxo de caixa de qualquer unidade de saúde, pois existe a saída de recursos para o atendimento do paciente e não tem a entrada/pagamento no prazo esperado. As glosas administrativas podem ser evitadas com a utilização de um software de automatização para entrada de dados, cadastro de pacientes, prontuário eletrônico, que ajudam para que nenhuma informação importante deixe de ser incluída e também que sejam validados alguns dados essenciais, como CPF, N° da carteira do plano de saúde, etc.. As glosas técnicas estão relacionadas com falhas na informação de procedimentos, medicações e condutas clínicas e sua solução demanda um tempo maior e na maioria dos casos exige a participação de um auditor. Segue abaixo alguns itens importantes para se evitar as glosas e consequente as perdas financeiras relacionadas a elas.

O motivo de glosas administrativas mais frequentes são erros de digitação. Fique atento para que todas as informações do seu paciente sejam imputadas de forma correta no sistema. Confira sempre através de um documento as informações fornecidas pelo paciente, confira também a carteira/cartão de identificação de beneficiário do plano de saúde, pois mesmo que seja um paciente frequente a mesma pode estar vencida ou inválida.

O registro de atendimentos e procedimentos devem ser precisos, pois erros como faturar um procedimento com data anterior à data de autorização certamente gerará glosa. Portanto, a data de execução deve ser posterior à data de autorização.

Com Paeeon a gestão para clínicas e consultórios ganha maior qualidade nos registros de atendimentos, o Paeeon além de validar dados que serão exigidos no faturamento, ele também trata informações que geram glosas administrativas como: se determinado médico atende a determinado plano de saúde ou se aquele profissional está habilitado a realizar determinado procedimento para aquele convênio, até mesmo se o contrato da clínica junto ao convênio prevê determinada medicação e se o procedimento está sendo lançado com data anterior a data de autorização.

Com a parametrização de protocolos de atendimento, além da padronização dos processos o Paeeon previne glosas técnicas, pois ajuda ao médico a somente prescrever procedimentos e medicamentos de acordo com estudos científicos e com respaldo nos protocolos.

O cálculo automático de doses com base em parametrizações de dosagem, peso, altura e superfície corpórea, além de trazer segurança para o paciente também ajuda a reduzir glosas, pois a conta jamais será gerada com doses incompatível com o paciente tratado.

A geração de guias com assinatura digital e transmissão de arquivos TISS para os convênios faz com que a comunicação entre o prestador e a operadora de saúde seja simples, fácil e ágil, pois todo o processo de autorização, faturamento e recebimento são realizados de forma automática.

O Paeeon é software de gestão, que além de facilitar o atendimento clínico e hospitalar, disponibiliza poderosas ferramentas de gestão para unidades de saúde, aumenta a produtividade da equipe e a qualidade das informações, diminuindo as glosas, melhorando a gestão do fluxo de caixa, reduzindo a carga de trabalho sobre os colaboradores e aumentando a receita e ganhos financeiros.

Deixe seu comentário!