Farmacêuticas anunciam a retirada de lotes de medicamentos usados no tratamento de úlcera
Farmacêuticas dão início ao recolhimento voluntário de alguns lotes de remédios usados no tratamento de úlcera, gastrite e refluxo.
Possível contaminação de N-nitrosodimetilamina.
Na segunda-feira (20) a Medley, empresa farmacêutica brasileira, anunciou a retirada dos lotes de remédios à base de cloridrato de ranitidina, que poderiam estar contaminados com N-nitrosodimetalina (NDMA), uma substância que pode causar câncer.
Os laboratórios brasileiros Medley e Aché começaram o recolhimento de alguns lotes deste medicamento. A Aché, em dezembro do último ano já havia suspendido a comercialização e a fabricação dos medicamentos com este composto.
Comunicado Anvisa
Conforme a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a NDMA faz parte do grupo das nitrosaminas, e essas podem vir aumentar o risco de câncer, a longo prazo e que essa impureza pode ter sido criada no laboratório durante o processo de produção a base de nitritos.
Recolhimento do medicamento
O recall dos lotes desse medicamento é uma medida preventiva e a Anvisa alertou as empresas para adores medidas de precaução para evitar a produção de medicamentos com essa contaminação.
E para quem já adquiriu o medicamento?
Sob orientação das empresas, elas pedem que pessoas que estejam nessa situação entre em contato:
Contato com Medley por meio do SAC pelo telefone 0800 7298 000, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h.
Contato com Aché por meio da Central de Atendimento a Clientes pelo telefone 0800-701-6900 ou pelo e-mail:cac@ache.com.br.