Vamos fazer uma série de matérias falando sobre Glosas médicas. Fique atento ao nosso site para ficar por dentro de tudo. Vamos começar com o que são Glosas Médicas:
Glosa médica é quando a operadora de saúde nega o pagamento de uma conta do paciente, pode ser uma consulta, internação, exames laboratoriais ou de imagem, medicamentos e outros serviços utilizados pelos beneficiários.
Existem 3 tipos de glosas:
Glosas administrativas: são negativas de pagamentos que envolvem erros em questões administrativas, como a falta ou o preenchimento incorreto das guias de autorização da operadora. Podem ser geradas quando há erros de digitação e/ou cálculos incorretos. Normalmente são mais facilmente resolvidas, com a correção dos dados e reenvio ao convênio.
Glosas técnicas: são as glosas registradas quando algum procedimento médico é contestado, como são mais complexas e em alguns casos dependem de alguma interpretação, se faz necessária a avaliação de um Auditor Técnico. As Glosas Técnicas podem ocorrer quando há inconsistência dos dados e conduta aplicadas no atendimento do paciente, desde o período de tratamento, método do atendimento, registro de informações como checagem de prescrição e medicamentos utilizados. São difíceis, demoradas e complexas para se resolver pois vai envolver os profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, gestores e/ou auditores médicos.
Glosas lineares: Normalmente aparecem com uma justificativa que não reflete a realidade. Por exemplo, a operadora pode alegar que o medicamento não faz parte do contrato com a operadora, quando o medicamento está no contrato.
Em 2020, os hospitais perderam 4,10% de receita líquida com glosas.
Dados do Observatório 2021 – Relatório da Associação Nacional de Hospitais Privados, Anahp.
Nas próximas publicações saiba como evitar glosas médicas e perda de receita líquida utilizando o PAEEON.